OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

As Minhas Viagens

Não sei quantos lugares visitei, quantas cidades, aldeias e paisagens percorri, não acumulo carimbos em passaportes caducados, não risco em mapas teóricos os trilhos percorridos. Viajar não é a mera soma aritmética de museus, mesquitas, catedrais e monumentos, mas sim uma soma de vivências, afectos e momentos partilhados, para lembrar quando esquecemos tudo o resto.

Parto de espírito limpo, sem preconceitos, pleno de vontade de aprender e regresso sempre mais solidário e tolerante. Viajo porque não sei viver de outro modo, contando as moedas do vil metal, para que possa ganhar mais uns dias no paraíso e se não puder viajar, acredito que não posso viver. Acredito que todos os homens nascem livres e iguais, em dignidade e direitos, mas sei também que ‘’alguns são mais iguais do que outros’’, como escreveu alguém.

Sou terra em Yazd, anónimo em Mumbai, pescador no Vietname, verde em Iquitos, Masai na savana Africana, pedra em Jerusalém, Palestiniano em Jericó, indignado em Atenas, sal na Bolívia. Sinto o silêncio em Agrigento e o ruído nos cafés de Istambul. Sinto a vida e a morte, em cada vida que por mim passa. Assim são as minhas viagens.

Rui Neves Munhoz, 2012.

Advertisements